Várias matérias que estão circulando na internet afirmam que o bolsa família irá acabar; noticia esta, que deixou e deixa, não só os beneficiários do programa, mas também muitas outras pessoas “chocadas”.
A “revista veja” publicou uma matéria no mês de setembro, afirmando que por conta do reajuste fiscal, beneficiários do programa Bolsa Família, estão sendo cortados; sendo desmentida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e também pelo ex-presidente Lula; assim, aliviando, os ânimos da população brasileira.
De janeiro de 2015 até o momento, aproximadamente 800 mil foram suspensas do programa, devido terem renda acima do que permite a lei, 154 reais por indivíduo da família. Ou seja, não tem ligação com o reajuste fiscal ou um fim para o Bolsa Família.
Realmente, o governo cortou 25,5 bilhões em programas relacionados a área social para o ano que vem; Proinfância, Pronatec e PAC estão entre os programas afetados; mas o Bolsa Família não está incluído.
Não é de hoje que há boatos que o beneficio irá acabar; mas até o momento nada se concretizou. Em maio de 2013, diversas matérias sobre um possível fim do Bolsa Família também circulou pelo país. Pessoas desesperadas, grandes tumultos e filas enormes para receber o suposto último pagamento do benefício foram algumas das consequências que o boato causou. Hoje, o programa continua forte e auxilia 13,9 milhões de pessoas, tendo como base a folha de pagamento do mês de setembro. O Bolsa Família irá acabar algum dia? Isso, não sabemos; mas não há indícios ou provas suficientes, que nos levem a pensar isto; pelo menos, nos três próximos anos. Espero que não estejamos errados.
O podemos dizer para sustentar a nossa conclusão é que o Bolsa Família é o programa mais forte do PT; acreditamos que o partido fará o possível e o impossível para não deixar o seu maior trunfo cair. A queda do programa deixaria
milhões de pessoas em uma situação critica de miséria, passando necessidades e sem uma boa qualidade de vida; desta forma, com certeza os índices de pobreza iriam aumentar; os governantes não vão querer deixar índices “negativos” em suas gestões, isso é certo.
Esperamos que a matéria sirva para dar maior tranquilidade para as famílias brasileiras beneficiadas pelo programa. Não podemos falar pelo Governo, mas o Bolsa Família é um programa muito forte para acabar do dia para a noite. Acreditamos, que, se isso acontecer, não vai ser tão rápido assim.